III SEMANA ACADÊMICA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA E III ENCONTRO DE BIOTECNOLOGIA DO OESTE DO PARANÁ

  Palestrantes

Adalberto Pessoa Júnior – http://lattes.cnpq.br/2793740911505627
Docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo desde 1998, graduou-se em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1984), cursou mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (1995) - com doutorado-sanduíche na Alemanha (Gesellschaft fur Biotechnologische Forschung - GBF) e Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), USA (em 2000). Obteve título de Livre-Docente em 2001; é Professor Titular (MS-6) desde 2007; vice-Diretor no período de 2014 a 2018; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica (2006 a 2014); Presidente da Comissão Coordenadora do Programa (2009 a 2014); Presidente da CPG (Comissão de Pós-Graduação) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (2013-2014); Editor-Chefe do periódico Brazilian Journal of Microbiology, BJM, (2008 a 2014); Editor Associado na área de Microbiologia Industrial do BJM desde 2006; Presidente da Sociedade Brasileira de Microbiologia (2009 a 2013); Vice-Presidente da Associação Latino Americana de Microbiologia (2010-2014); orientador dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da FCF/USP (desde 1998) e em Biotecnologia Interunidades do ICB/USP (desde 2000); foi Coordenador da Rede Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica do INCT_IF de 2009 a 2014; é membro do Corpo Docente do Colégio de Doutorado da Universidade de Gênova (Itália) desde 2006; é Professor Visitante do curso de Mestrado em Energías Renovables da Universidad Autónoma de Guadalajara (México) desde 2008; e Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Biotecnologia Aplicada da Universidad de La Frontera (Chile) desde 2011; é pesquisador associado em produto de produção de L-asparaginase (biofármaco antileucêmico) com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru; é coordenador do Convênio de Duplo-Doutorado com o Institute of Pharmaceutical Sciences, Kings College London, desde 2017. Atua, sobretudo, nos seguintes temas: biotecnologia farmacêutica - processos biotecnológicos, com ênfase em processos fermentativos; produção, purificação e aplicação de biomoléculas de interesse industrial de interesse farmacêutico e alimentos e bioprocessos em geral. Possui 10 patentes depositadas na área de biotecnologia; mais de 200 artigos publicados em periódicos internacionais indexados pelo ISI Web of Science, com mais de 2000 citações e Índice H do ISI igual a 25. Índice H do SCOPUS = 29. Possui, ainda, 2 livros publicados na área de Biotecnologia;
 
Possui Graduação em Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Licenciatura Plena em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestrado em Engenharia Agrícola na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutorado em Engenharia Agrícola na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora Adjunta III do Departamento de Engenharias e Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Palotina. Atua no Programa de Pós-Graduação nível de Mestrado em Tecnologias de Bioprodutos Agroindustriais da UFPR - Setor Palotina, do qual é atualmente vice-coordenadora. Possui experiência nas áreas de minimização, tratamento e aproveitamento de resíduos agrícolas e agroindustriais, reuso de água residuária na agricultura e qualidade de água.

Leonardo de Souza Megliorini -  http://lattes.cnpq.br/0347532775205109
Mestrando em Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e especializando-se em Análise Instrumental. Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal Fluminense (2014), atuando em projetos envolvendo HPLC, Potenciometria, Absorção Atômica, Espectrofotometria, Titulação Potenciométrica e Titulação Clássica. Atualmente é analista de desenvolvimento analítico - Prati-Donaduzzi - Specialità Fine Chemicals. Iniciação Científica no LPQA; laborátório da Rede de Análises da Petrobrás, desenvolvendo motodologias eletroanalíticas e realizando análises por Potenciometria e Voltametria. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Analítica, atuando principalmente no seguinte tema: Cromatografia HPLC/UPLC. Experiência com eletroanálise por voltametria e potenciometria. Conhecimentos nos Softwares Empower (Waters), Tiamo (Metrohm), 797 VA Computrace (Metrohm), LC Solution. Vários anos de experiência como professor de Pré-Vestibulares. Experiência apresentando minicurso.

Professor de Química Analítica no Departamento de Engenharias e Exatas da Universidade Federal do Paraná-UFPR, Setor Palotina. Atualmente é vice coordenador do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas. Graduado em Química Tecnológica pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG-PR) e doutor em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP, Campus de Araraquara. Tem experiência em reações de transesterificação e produção de biodiesel, é pesquisador na área de desenvolvimento de métodos analíticos aplicados à análise de produtos de origem animal e vegetal, biocombustíveis, combustíveis e derivados de petróleo, utilizando Cromatografia, Infravermelho e Espectrometria de Massas.
 
Professora Adjunta A da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina. Possui Doutorado e Mestrado em Ciências Biológicas, área de concentração Biologia Celular e Molecular pela UEM, é licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela UEM. Realizou Pós-Doutorado pelo Programa Capes-PNPD, no laboratório de Micologia Médica-UEM, trabalhando com genômica e proteômica de leveduras de interesse médico. Realizou um Pós-Doutorado pelo Programa Capes-Cofecub, no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), Jouy en Josas, França, trabalhando com biologia molecular de bactérias do ácido lático. Foi professora visitante no período de 2013-2015 na Universidade Federal do Paraná, UFPR-Setor Palotina, onde ministrou as disciplinas de Biologia Celular, Genética e Melhoramento Genético de Microrganismos de Interesse Industrial. Atualmente participa de projetos de identificação de microrganismos (fungos e bactérias), com ênfase principalmente em técnicas de biologia molecular e microbiologia. Possui experiência em análises microbiológicas e moleculares, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização molecular de microrganismos, construção de microrganismos geneticamente modificados, expressão gênica de microrganismos recombinantes. Domina técnicas de biologia celular, biologia molecular, cultura de células, proteômica, genotipagem de microrganismos, PCR e suas variações e Western blot.
 
Possui mestrado em Biotecnologia Industrial pela Faenquil, atual Escola de Engenharia de Lorena - EEL - USP (1996) e doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estágios de pós-doutorado na Università degli Studi di Genova - Itália (2001) e UNESP - Araraquara - SP (2002). Atualmente é professor associado nível C na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel, exercendo atividades de ensino no Curso de Graduação em Farmácia e Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Agrícola. Desenvolve atividades de pesquisa na área de Microbiologia Aplicada, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentações e Microbiologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização das frações hemicelulósica e celulósica de diferentes tipos de biomassa em bioprocessos para produção de xilitol e etanol; estudo do efeito de poluentes sobre as comunidades microbianas do solo através da técnica de hibridização fluorescente in situ (FISH). ). Formação acadêmica/titulação: 1988 - Graduação em Farmácia Bioquímica. Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil. 1996 - Mestrado em Biotecnologia Industrial. Faculdade de Engenharia Química de Lorena, FAENQUIL, Brasil. 2000 - Doutorado em Tecnologia Bioquímico Farmacêutica. Universidade de São Paulo, USP, Brasil. Linhas de pesquisa 1) Aproveitamento de resíduos agroindustriais em processos biotecnológico 2) Efeitos de poluentes sobre a comunidade microbiana do solo e biodegradação; Outras informações relevantes Membro fundador da Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias - SIADEB (2010) 
 
Kádima Nayara Teixeira - http://lattes.cnpq.br/7020007932638502
Possui Graduação em Ciências biológicas (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Bioquímica e Imunologia pela mesma instituição, onde desenvolveu projetos nas áreas de enzimologia e de vacinas recombinantes (clonagem molecular e ensaios imunológicos). Pós-doutorado com ênfase em imunologia aplicada e bacteriologia (Faculdade de Medicina - UFMG). Possui experiência na área de bioquímica de macromoléculas, atuando principalmente nas áreas de purificação e caracterização de proteínas nativas e recombinantes, biologia molecular, bioinformática, análises imunológicas, bioquímicas e farmacológicas de componentes fitoterápicos. Atualmente é professora adjunta da UFPR - Campus Toledo.
 
Bianca Eli Della Bianca -  http://lattes.cnpq.br/2274051874658702
Possui graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2013), com estágio de 1 ano na Delft University of Technology (Holanda). Entre 2013 e 2015, atuou como Pesquisadora em Biotecnologia no VTT Brasil Pesquisa e Desenvolvimento Ltda, uma subsidiária do VTT Technical Research Centre of Finland. Atualmente é Gerente Técnica da Bio4 Soluções Biotecnológicas, atuando com P&D na produção de leveduras líquidas para a indústria de bebidas e em processos fermentativos em geral. Tem experiência nas áreas de Fermentação e de Microbiologia Industrial, mais especificamente fisiologia de leveduras.
 
Possui graduação em Química- Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007). Especialização em auditoria e gestão ambiental (2011). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2017) e atualmente é pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento Territorial Sustentável – GPINOVA