III SEMANA ACADÊMICA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA E III ENCONTRO DE BIOTECNOLOGIA DO OESTE DO PARANÁ

  Minicursos

A inscrição do minicurso deve ser realizada através da página do participante. IMPORTANTE: A inscrição é liberada somente após a confirmação do pagamento.

Minicurso 01 - Prospecção química de produtos naturais com potencial farmacológico
Data: 27/09/2018
Horário: 08:00 –12:00
Vagas: 20 vagas
Descrição: O minicurso será apresentado em uma primeira parte teórica, abordando os principais tópicos sobre prospecção/triagem química de produtos naturais e aplicações farmacológicas. Na segunda parte, será realizada uma prática com diferentes métodos para a identificação de classes de metabólitos secundários provenientes de extratos de plantas e fungos. Além disso, serão abordados alguns métodos de purificação e identificação de compostos isolados com o auxílio de reveladores químicos e biológicos.
 
Orador: Anderson Valdiney Gomes Ramos - http://lattes.cnpq.br/5955960506823045
Possui Graduação em Tecnologia em Processos Químicos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-TD) (2015) e Licenciatura em Química pelo Programa Especial de Formação Pedagógica (PROFOP) pela mesma instituição (2016). Possui Mestrado em Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (2018). Atua principalmente nos seguintes temas: Química de Produtos Naturais - Isolamento e caracterização de substâncias bioativas de plantas pelo estudo químico monitorado por ensaios biológicos, principalmente atividade antitumoral, anti-Mycobacterium tuberculosis, antibacteriana e antioxidante. Além disso, participa do projeto de cooperação entre a UEM e a multinacional BASF Chemical Company na pesquisa de substâncias de plantas forrageiras com potencial alelopático.
 
Orador: Adriano B. Meniqueti -  http://lattes.cnpq.br/4388526077268356
Doutorando em Química pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, Mestre em Biotecnologia Aplicada À Agricultura pela Universidade Paranaense – UNIPAR (2016) e Graduação em Química Industrial pela mesma instituição (2012). Foi Analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi. Atua principalmente nos seguintes temas: Biotecnologia de microrganismos – Isolamento e caracterização de compostos bioativos com atividade antifúngica, antimicrobiana, antitumoral, biorremediadora e antiparasitária provenientes de fungos endofíticos e basidiomicetos; Química de Produtos Naturais – Isolamento e identificação de metabólitos secundários de plantas forrageiras com potencial alelopático, projeto de cooperação técnico-científico entre a UEM e a multinacional BASF Chemical Company.

 
Minicurso 02 - Remoção biológica de nitrogênio de efluentes
Data: 27/09/2018
Horário: 14:00 –18:00
Vagas: 20
Descrição: O minicurso será apresentado em uma primeira parte teórico-prática, abordando os principais tópicos sobre Princípios da remoção biológica de nitrogênio, tecnologias aplicadas e análises químicas para determinação de nitrogênio.
 
Orador: Carla Limberger - http://lattes.cnpq.br/7711871026160812
Possui graduação em Tecnologia Ambiental - Resíduos Industriais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2006), câmpus Medianeira - PR., mestrado (2011) e doutorado (2016) em Engenharia Agrícola, área de concentração de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental, pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, câmpus Cascavel, PR. (Texto informado pelo autor)

 
Minicurso 03 - Técnicas moleculares utilizando vetores de clonagem
Data: 27/09/2018
Horário: 14:00 as 18:00
Vagas: 20 vagas
Descrição:Introdução sobre as principais técnicas utilizadas em clonagem: vetores, bibliotecas genômicas, PCR, hibridização, sequenciamento de DNA, eletroforese e transgenia.
 
Orador: Cleverson Busso - http://lattes.cnpq.br/5986131313813011
Graduado em Ciências Biológicas (2003) e Mestre em Genética e Melhoramento pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Doutor em Microbiologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da Universidade de São Paulo - USP (2010). Estagiário de doutorado em Columbia University Medical Center, New York, USA (2010). Pós Doutorado pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo e no Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo. Área de atuação: Genética e Microbiologia, com ênfase em Genética Molecular e de Microrganismos; Biotecnologia de Saccharomyces cerevisiae, Biogênese Mitocondrial e Viabilidade Celular; Espécies Reativas de Oxigênio, Micotoxinas e Bioprospecção Microbiana com atividade Ligninocelulolítica. Atualmente exerce o cargo de professor efetivo do magistério superior - Nível Adjunto III da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e também é professor permanente do Programa de Pós Graduação em Biotecnologia (PPGBIOTEC) da mesma instituição.
 
Palestrante: Patricia Dayane Carvalho Schaker - http://lattes.cnpq.br/9674682418436293
Bacharel em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2011), com experiência na área de microbiologia, atuando na seleção de microrganismos para processos fermentativos, e isolamento de micro-organismos para controle biológico de fitopatógenos. Mestre em Ciências, área de concentração: Microbiologia Agrícola, pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP, 2013), atuando na caracterização molecular de cianobactérias produtoras de toxinas em águas de abastecimento público, análise de genomas procarióticos - montagem e anotação. Doutorado em Microbiologia Agrícola (ESALQ-USP, 2017), com experiência nas áreas de interação planta-patógeno, transcriptômica, qPCR, metabolômica e expressão transiente. Atualmente atua como professora do curso de graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Toledo.

 
Minicurso 04 - Eletroforese de proteínas 
Data: 27/09/2018
Horário: 08:00 –12:00
Vagas: 20 vagas
Descrição: Durante este minicurso será mostrado o desenvolvimento da eletroforese de proteínas começando pela polimerização do gel, serão preparadas amostras e realizada uma corrida do gel para que os alunos consigam visualizar todas as etapas da técnica. Para o final do curso serão mostrados e analisados os resultados dos géis que cada turma desenvolva. 
 
Orador: Ana María Vélez Escallón - http://lattes.cnpq.br/0003899410308014
Possui graduação na engenharia quimica pela Universidad del Valle (Colômbia), mestrado e doutorado em engenharia química pela Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Engenharia Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: produção de proteínas recombinantes em cultivos de alta densidade de E. coli, clonagem e expressão de Penicilina G Acilase em Bacillus megaterium, cultivos em batelada de organismos geneticamente modificados, caracterização de enzimas. Atua como professora do magistério superior no curso de tecnologia em processos quimicos e engenharia de bioprocessos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPr-Toledo.
 
 
Minicurso 05 - Tópicos de produção de hidromel
Data: 27/09/2018
Horário: 14:00 –18:00
Vagas: 20 vagas
Descrição: No minicurso de produção de hidromel conheceremos um pouco de sua história, características da matéria-prima e do produto final, sendo apresentadas as principais técnicas para produção desta deliciosa e milenar bebida!
 
Orador:Diogo Henrique Hendges - http://lattes.cnpq.br/1463744711416997
Doutor em Ciências com habilitação em Biotecnologia Industrial, pela Universidade de São Paulo (USP) - Escola de Engenharia de Lorena (EEL), onde estudou a produção de cervejas utilizando adjuntos não convencionais. Também realizou estudos de produção de diferentes tipos de bebidas como cachaça, vinho, uísque, hidromel, entre outras. Possui Mestrado em Biotecnologia, com ênfase em Bioprocessos, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), onde estudou a produção de enzimas em processos fermentativos em estado sólido. Graduado em Tecnologia em Química Industrial, pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (CEFET-PR), onde, em seu trabalho de conclusão de graduação, estudou a produção de frutooligossacarídeos utilizando processo fermentativo submerso. Participou de Treinamento Profissional Avançado em Biotecnologia, pela InWent (Capacity Building International), Helmholtz Centre for Infection Research (HZI)/Technische Universität Carolo-Wilhelmina (TU-Braunschwieg), Alemanha, tendo trabalhado com engenharia de carboidratos obtidos por processos fermentativos e enzimáticos, para aplicação em alimentos e produtos farmacêuticos. Trabalhou como auxiliar de laboratório de controle de qualidade em uma usina de laticínios. Estagiou em laboratório de controle de qualidade de alimentos e águas e também em laboratório de química (CEFET-PR). De julho de 2009 a julho de 2011 atuou como professor substituto na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Pato Branco, nos cursos superiores de Engenharias Elétrica, Civil e Mecânica, bem como docente do Curso Técnico em Alimentos. Entre 2014 e 2016 foi professor da Faculdade de Pato Branco (FADEP), onde atuou como professor dos cursos de Engenharia Elétrica, Enfermagem e Gastronomia. De 2016 a 2018 atuou como docente colaborador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, atuando pelo Centro de Engenharias e Ciências Exatas, como professor dos cursos de Química Bacharelado, Química Licenciatura e Engenharia Química
 

Minicurso 06 Atividade antioxidante de frutas
Data: 27/09/2018
Horário: 14:00 –18:00
Vagas: 20 vagas
Descrição: Este minicurso será teórico-prático e abordará sobre a determinação da atividade antioxidantes de suco de frutas
 
Orador:Ortência Leocádia Gonzalez da Silva Nunes - http://lattes.cnpq.br/4145553187430639 
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e doutorado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Bebidas com ênfase em desenvolvimento de novos produtos e controle de qualidade e conservação de alimentos. Já atuou na implantação de laboratório de análises físico-químicas de alimentos, água, efluentes e bebidas, desenvolvimento de análises e coordenação do laboratório. Desenvolveu por 4 anos a função de diretora técnica da Fundetec (Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Cascavel/PR) trabalhando em projetos para captação de recursos nos diversos órgãos de fomento. Em novembro/dezembro de 2013 iniciou treinamento no Laboratoire Littoral Environnement et Societés (LIENSS) da Universidade de La Rochelle em metodologias analíticas para avaliar a bioatividade dos peptídeos de resíduos hidrolisados de tilápia do Nilo. Esse projeto é parte inicial das pesquisas de pós-doutorado sob orientação do Prof. Dr. Wilson Boscolo do Grupo de Estudos de Manejo na Aquicultura (GEMAq) no Programa de Pós-Graduação em Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)/Campus de Toledo. A pesquisadora é bolsista do PNPD/CAPES.

Minicurso 07 - Softwares para trabalhos acadêmicos
Data: 27/09/2018
Horário: 14:00 –18:00
Vagas: 40 vagas
Descrição: Ferramentas de softwares utilizados para realização de trabalhos acadêmicos.

Orador: Renato Eising - http://lattes.cnpq.br/6674593941272595
Possui graduação (2006) e mestrado (2009) em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui doutorado em química pela Universidade Federal de Santa Catarina em cotutela com a Université de Grenoble (França). Realizou estágio de pós doutoramento no Grupo LOOSA do Departamento de Física da UFSC. Atualmente é Professor do Magistério Superior da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Toledo.