Palestrantes

ADALBERTO PESSOA JÚNIOR -  http://lattes.cnpq.br/2793740911505627

Título do Minicurso/Palestra:
Desafios da Biotecnologia na indústria farmacêutica
Data: 24/09
Horário: 10:00-12:00 hrs
Duração (horas) doMinicurso/Palestra: 60-70 min
Curriculo Resumido: Docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo desde 1998, graduou-se em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1984), cursou mestrado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (1991), doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (1995) - com doutorado-sanduíche na Alemanha (Gesellschaft fur Biotechnologische Forschung - GBF) e Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), USA (em 2000). Obteve título de Livre-Docente em 2001; é Professor Titular (MS-6) desde 2007; vice-Diretor no período de 2014 a 2018; Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica (2006 a 2014); Presidente da Comissão Coordenadora do Programa (2009 a 2014); Presidente da CPG (Comissão de Pós-Graduação) da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (2013-2014); Editor-Chefe do periódico Brazilian Journal of Microbiology, BJM, (2008 a 2014); Editor Associado na área de Microbiologia Industrial do BJM desde 2006; Presidente da Sociedade Brasileira de Microbiologia (2009 a 2013); Vice-Presidente da Associação Latino Americana de Microbiologia (2010-2014); orientador dos cursos de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica da FCF/USP (desde 1998) e em Biotecnologia Interunidades do ICB/USP (desde 2000); foi Coordenador da Rede Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica do INCT_IF de 2009 a 2014; é membro do Corpo Docente do Colégio de Doutorado da Universidade de Gênova (Itália) desde 2006; é Professor Visitante do curso de Mestrado em Energías Renovables da Universidad Autónoma de Guadalajara (México) desde 2008; e Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Biologia Molecular e Biotecnologia Aplicada da Universidad de La Frontera (Chile) desde 2011; é pesquisador associado em produto de produção de L-asparaginase (biofármaco antileucêmico) com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Peru; é coordenador do Convênio de Duplo-Doutorado com o Institute of Pharmaceutical Sciences, Kings College London, desde 2017. Atua, sobretudo, nos seguintes temas: biotecnologia farmacêutica - processos biotecnológicos, com ênfase em processos fermentativos; produção, purificação e aplicação de biomoléculas de interesse industrial de interesse farmacêutico e alimentos e bioprocessos em geral. Possui 10 patentes depositadas na área de biotecnologia; mais de 200 artigos publicados em periódicos internacionais indexados pelo ISI Web of Science, com mais de 2000 citações e Índice H do ISI igual a 25. Índice H do SCOPUS = 29. Possui, ainda, 2 livros publicados na área de Biotecnologia (Purificação de Produtos Biotecnológicos - e Biotecnologia Farmacêutica) ResearchID: http://www.researcherid.com/rid/B-7963-2012

Ocupação Profissional:
Professor titular
Local de Trabalho/Atividade: Universidade de São Paulo, Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Departamento de Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica.
Resumo da atividade: A palestra abordará os Desafios da Biotecnologia na indústria farmacêutica



ELIANA HERMES - http://lattes.cnpq.br/6070182918590833



Título do Minicurso/Palestra:
Digestão anaeróbia de resíduos agroindustriais: geração de energia e produção de biofertilizante

Data: 24/09
Horário: 14:00 -15:30hrs
Duração (horas) doMinicurso/Palestra: 60-70 min
Curriculo Resumido:Possui Graduação em Tecnologia Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Licenciatura Plena em Química pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestrado em Engenharia Agrícola na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Doutorado em Engenharia Agrícola na área de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora Adjunta III do Departamento de Engenharias e Exatas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) – Setor Palotina. Atua no Programa de Pós-Graduação nível de Mestrado em Tecnologias de Bioprodutos Agroindustriais da UFPR - Setor Palotina, do qual é atualmente vice-coordenadora. Possui experiência nas áreas de minimização, tratamento e aproveitamento de resíduos agrícolas e agroindustriais, reuso de água residuária na agricultura e qualidade de água.


Ocupação Profissional:
Docente

Local de Trabalho: Universidade Federal do Paraná
Resumo da atividade:A palestra abordará os resíduos agroindustriais mais indicados/utilizados no processo de digestão anaeróbia, bem como o potencial de geração de energia que pode ser obtido a partir deste processo e a obtenção de biofertilizante para aproveitamento na agricultura. 



LUCIANE SENE

Título do Minicurso/Palestra:
Biorremediação de Ambientes Contaminados com Poluentes Organicos Persistentes

Data: 26/09
Horário: 14:00 as 15:30
Duração (horas) do Minicurso/Palestra: 60 minutos
Curriculo Resumido: Possui mestrado em Biotecnologia Industrial pela Faenquil, atual Escola de Engenharia de Lorena - EEL - USP (1996) e doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou estágios de pós-doutorado na Universitàdegli Studi di Genova - Itália (2001) e UNESP - Araraquara - SP (2002). Atualmente é professor associado nível C na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel, exercendo atividades de ensino no Curso de Graduação em Farmácia e Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Agrícola. Desenvolve atividades de pesquisa na área de Microbiologia Aplicada, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentações e Microbiologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização das frações hemicelulósica e celulósica de diferentes tipos de biomassa em bioprocessos para produção de xilitol e etanol; estudo do efeito de poluentes sobre as comunidades microbianas do solo através da técnica de hibridização fluorescente in situ (FISH). ). Formação acadêmica/titulação: 1988 - Graduação em Farmácia Bioquímica.Universidade Federal de Ouro Preto, UFOP, Brasil.1996 - Mestrado em Biotecnologia Industrial. Faculdade de Engenharia Química de Lorena, FAENQUIL, Brasil.2000 - Doutorado em Tecnologia Bioquímico Farmacêutica. Universidade de São Paulo, USP, Brasil.Linhas de pesquisa1) Aproveitamento de resíduos agroindustriais em processos biotecnológico2) Efeitos de poluentes sobre a comunidade microbiana do solo e biodegradação; Outras informações relevantesMembro fundador da Sociedade Ibero-Americana para o Desenvolvimento das Biorrefinarias - SIADEB (2010)

Ocupação Profissional:Professora Associada

Local de Trabalho/Atividade: UNIOESTE
Resumo da atividade:Palestra com duração de 1 hora abordando causas e riscos à saúde e ao meio ambiente, bem como principais técnicas de descontaminação.




BIANCA ELI DELLA BIANCA

Título do Minicurso/Palestra:
10 anos como Engenheira de Bioprocessos

Data: 28/09/2018
Horário: 10:30 às 12:00
Duração (horas) do Minicurso/Palestra: 60 minutos
Curriculo Resumido: Possui graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná (2007) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo (2013), com estágio de 1 ano na Delft University of Technology (Holanda). Entre 2013 e 2015, atuou como Pesquisadora em Biotecnologia no VTT Brasil Pesquisa e Desenvolvimento Ltda, uma subsidiária do VTT Technical Research Centre of Finland. Atualmente é Gerente Técnica da Bio4 Soluções Biotecnológicas, atuando com P&D na produção de leveduras líquidas para a indústria de bebidas e em processos fermentativos em geral. Tem experiência nas áreas de Fermentação e de Microbiologia Industrial, mais especificamente fisiologia de leveduras.

Ocupação Profissional:
Gerente técnica

Local de Trabalho/Atividade: Bio 4 soluções tecnológicas
Resumo da atividade: Palestra sobre minha experiência como engenheira de bioprocessos, atividades realizadas durante 10 anos de formada, sugestão de caminhos profissionais para os graduandos.



ANA PAULA SONE 

Título do Minicurso/Palestra:  
Desenvolvimento de biomaterial inovador para tratamento de queimaduras com base do aproveitamento de resíduos

Horário: 14:00 as 15:30
Duração (horas) do Minicurso/Palestra: 60 minutos
Curriculo Resumido: Possui graduação em Química- Licenciatura pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2007). Especialização em auditoria e gestão ambiental (2011). Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2013). Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2017) e atualmente é pós-doutoranda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Inovações Tecnológicas para o Desenvolvimento Territorial Sustentável - GPINOVA

Ocupação Profissional:
  Pós Doutoranda em Engenharia Química - UNIOESTE

Local de Trabalho/Atividade: Unioeste – Toledo
Resumo da atividade: Palestra abordando o desenvolvimento de um biocurativo inovador para o tratamento de queimaduras de primeiro, segundo e terceiro grau com base de matérias primas não convencionais proveniente dos resíduos líquidos das indústrias de seda. A metodologia contempla estudos na fonte não convencional de matéria prima para a produção de biocurativos alternativos, desenvolvimento do processo para a produção de biofilmes, desenvolvimento do biocurativo não convencional para o tratamento diferenciado de queimaduras, provas de conceito e sistematização dos resultados.